Representantes de Sento-Sé participam de debate sobre a garantia da segurança alimentar e nutricional durante conferência estadual

Por EmPauta.net 18/10/2023 - 23:10 hs
Foto: Divulgação Ascom

Com o tema “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”, está acontecendo no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan). Representantes da Prefeitura de Sento-Sé estão participando do evento que começou nesta terça (17) e segue até quinta (19). Participam também do evento o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Representam Sento-Sé no evento três membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea): João Paulo de Moraes Faustino, da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca de Sento-Sé (representando o poder público); Jaciara Ladislau, da Rede mulher (representando a sociedade civil) e Benedito Cerqueira Evangelista, da Pastoral da criança, (representando também a sociedade civil).


“A gestão Ana Passos segue investindo na participação ampla dos representantes de Sento-Sé em eventos voltados para a discussão de políticas públicas dos mais variados setores, e na segurança alimentar não é diferente. Nosso representantes participaram da etapa territorial que aconteceu em Juazeiro e agora estão na etapa estadual, momento em que escolherão as principais propostas debatidas em todo estado para levar a etapa nacional, e juntamente com os representantes dos outros estados, conduzir uma política nacional de segurança alimentar e nutricional”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá.

Nestes três dias de encontro, os participantes buscam identificar problemas estruturantes que impedem a superação da fome e da insegurança alimentar e apontar caminhos para avançar em políticas estruturantes rumo à soberania alimentar. “Essa conferência é muito importante para pensarmos nas estratégias de enfrentamento da insegurança alimentar no Estado. A Bahia tem dado toda a prioridade para que esta política avance e Sento-Sé segue sendo parceira na construção desse avanço”, avaliou o representante da Prefeitura de Sento-Sé no evento, João Paulo de Moraes Faustino.


A conferência – Com a participação de mais de 800 representantes de todas as regiões do estado a conferência visa fortalecer a implementação da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, é coordenada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (Seades) e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN). A programação destes três dias inclui apresentação do balanço e perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil (SAN) e na Bahia, situação da Política e do Plano Estadual de SAN e os processos de combate à fome.

Jaciara Ladislau, outra representante de Sento-Sé na Conferência, durante a conferência, ressalta a discussão do plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em combate à fome na Bahia como o ponto mais importante do evento. “Estamos aqui buscando o fortalecimento para o conselho Municipal de segurança Alimentar de Sento-Sé e assim garantir a superação de todos os graus de insegurança alimentar e nutricional no município, avançando na construção das políticas públicas rumo a soberania alimentar, criando estratégias de participação social, construção, acompanhamento, e avaliação dessas ações”, pontuou Jaciara Ladislau.


PAA - Na ocasião, foram assinados contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de quase R$ 18 milhões, envolvendo o governo do estado e o MDS. A Bahia também assinou o termo de adesão ao Plano Brasil Sem Fome, que tem a intenção de cooperar para a erradicação da situação de insegurança alimentar e nutricional grave em todo o território nacional.

Ao final dos debates, serão eleitos 92 delegados para a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá de 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília (DF).

Fonte: Asscom